Biomonitorando as águas

Instruções de segurança

ATENÇÃO: a atividade de monitoramento participativo está suspensa devido à pandemia do COVID-19.

IMPORTANTE: não participe da campanha antes de ler todo o site, especialmente a seção sobre insetos aquáticos e meio ambiente e TODAS as instruções de segurança. Procure ir sempre acompanhado de seus pais ou responsáveis legais para realizar a atividade.

 

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA:

 

Para realizar a atividade proposta na campanha, algumas questões de segurança devem ser observadas:

  1. Não tire fotos em que apareçam pessoas pelo aplicativo Monitorando a Cidade (Promise Tracker);

  2. Não realize atividades com o aplicativo em locais perigosos ou à noite.

    O monitoramento participativo a que se refere esta campanha não deve ser confundido com coleta de amostras de água, de resíduos e/ou de espécies de animais, mas sim em responder às perguntas do questionário proposto na campanha, tirando fotos e marcando o GPS;

  3. Caso seja menor de idade, deve-se ir acompanhado por seus pais ou responsáveis legais;

  4. Caso seja uma pessoa urbana ou não esteja acostumado a andar em ambientes naturais, tenha cuidado redobrado! Em ambientes aquáticos naturais, o chão de terra úmida pode ser escorregadio. Cuidado especialmente se tiver pedras, que também são escorregadias e podem estar soltas, facilitando a queda. Ainda, tome cuidado caso encontre animais peçonhentos como cobras e escorpiões. Os escorpiões gostam de se esconder embaixo de pedras e dentro de sapatos, onde é fresco. Caso se sinta desconfortável com alguma questão exposta aqui, você pode realizar o monitoramento participativo no aplicativo Monitorando a Cidade (Promise Tracker) sem chegar tão perto da margem do ambiente aquático natural (rio, lago, córrego ou represa), pulando as últimas questões (23 e 24) sobre insetos aquáticos como bioindicadores e enviando o registro das demais questões. Ainda, tome cuidado com mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, zika e chikungunya. Use repelente e evite locais infestados de mosquitos.

 

SOBRE ÁGUAS CONTAMINADAS:

 

Não tenha contato com águas contaminadas!

A forma que foi estruturada a campanha Biomonitorando as Águas permite a realização do monitoramento participativo no aplicativo Monitorando a Cidade (Promise Tracker) em ambientes aquáticos naturais dos mais limpos aos mais poluídos.

As questões 1 a 21 são apenas de observação e foto, e podem ser realizadas para qualquer ambiente, poluído ou não.

Já as últimas duas questões, 23 e 24, referem-se aos bioindicadores de qualidade ruim: as larvas vermelhas. As larvas vermelhas podem ser encontradas enterradas na areia/terra no fundo do rio, córrego, lago ou represa. Portanto, há a possibilidade de ter contato com as águas para encontrar estas larvas e responder às questões 23 e 24 no aplicativo. Se houver suspeita de poluição da água, para evitar doenças, pule essas questões e envie as demais respostas do questionário, finalizando o registro.

Se não souber se as águas são poluídas, como no caso de serem locais costumeiros de banho e nado, mas você tem dúvidas se há alguma forma de contaminação, é aconselhável a utilização de luvas de látex de manga longa caso tenha contato com as águas. Para observar a presença das larvas vermelhas, pode-se usar um bastão ou um pedaço de madeira longo e resistente e, se tiver uma peneira de aberturas pequenas, para revirar o solo e encontrá-las. Não é necessário entrar na água, mas se o fizer, esteja usando botas longas de borracha. Desta forma, é possível responder as questões 23 e 24 evitando uma possível contaminação.

Luvas de borracha, preferencialmente de cano longo, são recomendadas caso se pretenda colocar a mão na água, evitando contato direto, pois salvo locais sabidamente limpos, corre-se o risco de contrair alguma doença. Várias são as doenças de veiculação hídrica, algumas delas são amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite tipos A e B e cólera. Porém, caso ocorra contato com a água, recomenda-se higienizar a mão com sabão ou álcool a 60% (gel ou comum).

As botas longas de borracha também são importantes para prevenir picadas de cobras e insetos que podem ser encontrados em ambientes naturais.